Sim, a Coreia do Sul tem uma escola de ilustração notável. A primeira vez que vi livros coreanos fiquei de cara, pela delicadeza e impecável técnica, mas sobretudo pelo estilo. Os coreanos tem um jeito próprio e muito singular de fazer ilustração.
Ao contrário dos japas, que de alguma maneira ficaram presos na estética do mangá, sobretudo nos rostos, os coreanos parecem ter uma liberdade maior na expressão do corpo humano. Há muita versatilidade entre seus artistas, muitos tem em comum o gosto pelas mídias manuais, ou mesmo usando recursos digitais, num estilo manual.
As editoras não parecem ter medo de publicar livros com desenhos modernos, arrojados e até bizarrinhos (no bom sentido da palavra). Mas pode ser só impressão de quem mora do outro lado do mundo e não sabe nada sobre eles.
Preparei aqui uma seleção com os meus ilustradores contemporâneos prediletos, mas antes coloco três capas de livros infantis dos anos 50-60, que já evidenciam aquela loucurinha minimalista no desenho e composição que caracterizam o estilo.
Ryo Jong-Seon


Su-Jung Lee


권희선


Lee Misook



Neon







Jung Yoon



Jang Bo Hee



No comments:
Post a Comment